terça-feira, 30 de novembro de 2010

O Direito Preventivo na empresa

A sociedade com base na economia de mercado aberto, por apresentar características de alta competitividade e diminuta margem de lucratividade, não permite erros nos atos negociais.

A viabilidade dos negócios muitas vezes ocorre sobre informações nem sempre aprofundadas, capazes de subsidiar adequadamente a tomada de decisões, resultando em situações imprevisíveis e de difícil solução para o empresário.

É sabido que o crescimento das empresas depende diretamente de sua capacidade de aprender e de correr riscos, os quais devem ser conhecidos e controlados, para evitar resultados indesejáveis. Qualquer empresário já conhece esses ensinamentos de Peter Drucker, que já se indignava com aqueles que escolhem o caminho do crime, “quando há tantas maneiras legais de se ser desonesto”.

Neste contexto, a análise de risco do negócio com base no “Direito Preventivo” se torna uma ferramenta eficaz para proteção do patrimônio intelectual e material das empresas nas negociações e em momentos posteriores, justamente para minimizar a falta de clareza nas informações.

Indicativos como a forma de gestão da mão-de-obra; dissídios trabalhistas; débitos e oportunidades de créditos tributários; situação de credores e devedores; sanidade financeira de clientes e fornecedores são elementos essenciais para a concretização de um bom negócio, evitando a inadimplência de créditos e oportunidades de negociação de débitos.

No entanto, não basta somente que tais indicativos sejam levantados por profissionais que não estejam engajados na cultura da empresa com o envolvimento no processo administrativo e contábil, sob o risco de não perceber a informação de maneira adequada.

Essa orientação deve ser efetiva desde a entrevista, até o assessoramento da efetivação de negócios com os seus parceiros e credores, assegurando ao empresário a confiabilidade necessária para a tomada de decisão, aproveitando boas oportunidades.

As decisões amparadas nas informações desse assessoramento possibilitam evitar prejuízos por relações comerciais com clientes de baixa confiabilidade, sem que haja a garantia de recebimento dos créditos, comprometendo a estrutura financeira da empresa. Ainda, diminui o risco de demandas trabalhistas e indica oportunidades de negociação com a Administração Pública na esfera tributária.

Esse serviço não se restringe apenas à grandes corporações, mas a todo tipo de negócio, sendo adequado ao volume e segmento da empresa.

O resultado é a proteção dos investimentos e a garantia de perpetuação do negócio.

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